segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Nova técnica de avaliação celular aumenta as chances de gestação Novo estudo revelou um biomarcador eficiente que aumentará de forma significativa a capacidade de escolha do melhor embrião a ser implantado

Desde o sucesso da primeira fertilização in vitro, em 1978, as técnicas de reprodução assistida avançaram consideravelmente. Apesar desses avanços, entre 70% e 80% dos embriões produzidos em laboratório falham ao tentar se fixar no útero e iniciar uma gestação.Fertilização

Essa baixa eficiência contribui para a prática comum de transferência de mais de um embrião por ciclo de tratamento, levando à ocorrência de gestação múltipla, principal causa de complicações para a mãe e para os bebês. Outras complicações frequentes são hipertensão, pré-eclâmpsia, diabetes, prematuridade, baixo peso ao nascer, morte perinatal etc.
Os métodos atuais de selecionamento baseiam-se na morfologia e ritmo de divisão embrionária, e são pouco eficientes para predizer a capacidade funcional desses embriões.
A comunidade científica vem tentando desenvolver tecnologias para melhorar essa seleção. Isto é, recursos laboratoriais que nos permitam escolher o melhor embrião com maior potencial de implantação e gestação.
Um recurso cada vez mais utilizado em todas as áreas da ciência é a espectrometria de massas, que é a identificação de pequenas substâncias presentes em células e tecidos.
Em um trabalho publicado recentemente na revista Journal Assisted Reproduction and Genetics  (J Assist Reprod Genet, September 2016) estudamos a expressão proteica (proteômica) das células que rodeiam o óvulo (células do cumulus) pela espectrometria e sua relação com a viabilidade embrionária.
Descobrimos dezenove proteínas que estavam presentes exclusivamente nos embriões que foram implantados e dezesseis naqueles embriões que não foram capazes de se fixar no útero.
Tais resultados são bastante promissores e o entendimento da proteômica dessas células que estão intimamente ligadas aos óvulos demonstrou ser um biomarcador eficiente, que aumentará de forma significativa nossa capacidade de escolha do melhor embrião.
fonte: http://veja.abril.com.br/blog/letra-de-medico/nova-tecnica-de-avaliacao-celular-aumenta-as-chances-de-gestacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário