quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Farmácia Unigranrio se destaca dentro do cenario Nacional

Farmácia Unigranrio como sempre é destaque no Rio de Janeiro



Os professores Wallace Pacienza Lima e Simone Alves Herdy Pinto, da Escola de Ciências da Saúde, colaboraram nessa entrevista sobre o curso de Farmácia da Unigranrio, que é referência de ensino em todo o Estado do Rio de Janeiro. Eles apontaram a profunda mudança no papel do farmacêutico como profissional da área da saúde, as disciplinas que priorizam supervalorização do conhecimento, urgência em atualização no campo das ideias, técnicas e, tudo isso, de olho na prevenção e promoção da qualidade de vida da comunidade em geral. É assim que nossos mestres consideram o perfil do profissional farmacêutico, que hoje tem como um de seus objetivos a reflexão sobre como atuar no mercado de trabalho.
Uma prova de que o ensino passa por desafios além da sala de aula foi a participação de 10 alunos do curso de Farmácia da Unigranrio que, durante as Olimpíadas, atuaram no Laboratório Antidoping da Rio 2016. Essa universidade foi a única instituição de ensino particular a fazer parte da equipe multiprofissional que analisou cerca de 4 mil testes. Nossos professores têm mais novidades para contar nessa entrevista recheada de informações e fatos relevantes. Veja a seguir.

“O curso de Farmácia da Unigranrio está pautado na busca da excelência, tendo como foco o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante, concebido de modo a integrar a formação humana e cidadã, sempre de maneira indissociável “.


“Professora Simone Herdy, da Escola de Ciências da Saúde, colaborou nas respostas desta entrevista”


Como funciona o curso de Farmácia na Unigranrio?

“O curso de Farmácia da Unigranrio tem tradição no ensino farmacêutico, formando profissionais de excelência há mais de 30 anos. Atualmente, há utilização de métodos de ensino inovadores em que o aluno é o foco principal do processo educacional, sendo estimulado a desenvolver competências relacionadas ao exercício da profissão. Isso tem proporcionado aprendizagem significativa no dia a dia. O corpo docente possui alta qualificação acadêmica e destacada atuação profissional. Nosso estudante vivencia atividades que unem experiências teóricas, práticas e de campo. O curso é ofertado em dois turnos (manhã e noite), e nossa matriz curricular é estruturada e focada na trabalhabilidade. O egresso obtém formação que contempla todas as áreas de atuação do farmacêutico e conclui sua formação de forma diferenciada, sendo capaz de se destacar no mercado de trabalho por ter siso estimulado através de aulas práticas de Tecnologia e Produção de Medicamentos, Alimentos e Cosméticos, Análises Clínicas e Toxicológicas, Farmácia Social e Hospitalar, desde o início da graduação”.



“A profissão farmacêutica tem ampla atuação no mercado de trabalho, de acordo com Conselho Federal de Farmácia (CRF), existem cerca de 78 áreas de atuação para o farmacêutico, muitas delas destinadas ao profissional do medicamento, como Tecnologia e Produção de Medicamentos, Farmácia Social e Hospitalar, por exemplo. Os farmacêuticos formados na Unigranrio encontram um mercado de trabalho aquecido e com alta empregabilidade. Estima-se que existam cerca de 97 mil farmácias e drogarias no Brasil (ANVISA, 2016). Nosso país representa o quarto maior mercado farmacêutico do mundo, com aumento de investimentos no desenvolvimento de medicamentos inovadores, com utilização de nanotecnologia pelas indústrias farmacêuticas. Este mercado pode ser ainda mais promissor, segundo a Organização Mundial de Saúde. Além disso, atualmente há o fortalecimento da Farmácia Clínica, fortalecendo ainda mais o mercado profissional farmacêutico”.

“Wallace Pacienza Lima, da Escola de Ciências da Saúde, também colaborou nessa entrevista para o Portal Unigranrio”.


Como está o mercado de trabalho atualmente

“Aluna do curso de Farmácia durante trabalho de pesquisa no Laboratório de Farmácia da Unigranrio”.


Qual o perfil do aluno que pensa em seguir carreira no setor?


“O curso de Farmácia da Unigranrio está pautado na busca da excelência, tendo como foco o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante, concebido de modo a integrar de maneira indissociável a formação humana e cidadã. Pode-se acrescentar a isso a qualificação para o exercício profissional, com o compromisso de assegurar aos profissionais formados a capacidade de se manterem permanentemente em desenvolvimento, de modo a garantir-lhes a trabalhabilidade. Dessa forma, o egresso do curso de Farmácia da Unigranrio apresentará:
Postura empreendedora, reconhecendo que a sua carreira profissional é fruto da sua trajetória acadêmica e da sua história de vida, linhas que se entrelaçarão para sempre.
Postura crítica, investigativa e propositiva, que valorizará a diversidade e a alteridade, respeitando todas as formas de existência humana.
Resolutividade, sendo capaz de tomar decisões pautadas em aspectos científicos, éticos e legais, considerando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas.
Perfil generalista, sendo capaz de integrar o conhecimento para a resolução eficaz de situações relacionadas à sua atuação profissional e a produção de conhecimento nas diversas áreas do âmbito profissional Farmacêutico.
Capacidade de trabalhar em equipes multiprofissionais, aplicando o seu conhecimento a favor do grupo e da resolução eficaz de situações, a fim de corroborar com o desenvolvimento social, com a promoção da saúde e com o respeito aos direitos humanos.


Por fim, o farmacêutico formado pela Unigranrio poderá trabalhar em todos os níveis de atenção à saúde, de forma a garantir a integralidade da assistência à saúde, baseado em conduta ética, científica e humanista”.

Onde o profissional de Farmácia pode trabalhar quando se formar?

“Com base no perfil citado no item 3, com cerca de setenta e oito áreas de atuação profissional, o farmacêutico tem sido cada vez mais solicitado em inúmeros segmentos da área da saúde. As áreas de maior destaque são: Os laboratórios de análises clínicas, onde o farmacêutico pesquisa, registra e realiza exames clínico-laboratoriais e toxicológicos. No Brasil existem mais de 5.500 laboratórios, onde os proprietários são farmacêuticos. Na indústria alimentícia, o profissional controla a qualidade das matérias-primas e do produto final, estudando e estabelecendo métodos para evitar e detectar adulterações e falsificações, a fim de impedir danos à saúde pública. Em farmácias magistrais, ele distribui medicamentos e prepara fórmulas personalizadas. O farmacêutico

é cada vez mais solicitado para atuar em frentes como o combate aos remédios falsificados e no cuidado com a qualidade dos medicamentos e dos alimentos. As farmácias e drogarias também são grandes empregadoras, já que a legislação obriga a que esses estabelecimentos tenham um farmacêutico responsável em tempo integral de funcionamento”.


Professor José Roberto Lannes Abib, reconhece os esforços de toda a equipe de funcionários, professores e da Diretoria da Unigranrio, principalmente do Magnifico Reitor Professor Arody Cordeiro Herdy, sem o empenho de todos não seriamos nota 5 (cinco) na visita realizada pelos auditores do MEC.
No ano de 2018, acreditando no potencial e da força de vontade dos jovens da região estaremos abrindo vestibular para o Campus da Unigranrio, no Município de Nova Iguaçu, assim como temos projetos de expansão do laboratório de Analises Clinicas da UNIGRANRIO o Laborafe para o campus Barra a ser inaugurado ainda no primeiro semestre e em seis meses estaremos inaugurando os postos de coletas do laborafe em Nova Iguaçu e em Santa Cruz da Serra, permitindo que todos possam fazer exames de qualidade a preços justos.



fonte: : http://www2.unigranrio.br/noticias/index.php/curso-de-farmacia-da-unigranrio-e-destaque-no-rio-de-janeiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário